• 11
  • Mar
Foto
Autor

A importância dos fosfolipídios no combate ao COVID-19

No último dia 19 de janeiro, o Sr. Stefan Gerber, Gerente de Produto da Lipoid, proferiu uma palestra on-line sobre o papel dos fosfolipídios no combate ao COVID-19, no webinar internacional “Combatting the COVID-19 Pandemic - The Role of Phospholipids”.

Após apresentar as principais funções biológicas dos fosfolipídios no corpo humano (a seguir listadas), o palestrante explicou que os excipientes fosfolipídicos permitem mimetizar estruturas e processos próprios do nosso corpo. De fato, os fosfolipídios são componentes essenciais de todos os organismos vivos.

Funções dos fosfolipídios no corpo humano:

- Componentes básicos das membranas e organelas celulares

- Componentes das lipoproteínas, responsáveis pelo transporte de lipídeos no plasma sanguíneo

- Componentes essenciais na digestão, auxiliando no transporte de nutrientes do intestino para o fígado;

- São componentes de proteção (alvéolos, filme lacrimal)

- Fonte de colina e de ácidos graxos

Fig 1. Excipientes fosfolipídicos permitem mimetizar estruturas e processos próprios do corpo

Os fosfolipídios são amplamente utilizados em sistemas de entrega de ativos, proporcionando diversos benefícios, pois:

› São Seguros: biocompatíveis e ausentes de toxicidade.

› Permitem o uso universal, ou seja, podem ser utilizados em qualquer via de administração.

› Têm excelente aceitação regulatória.

› São carreadores ideais para vacinas com base em RNA mensageiro.

Utilizando exemplos atuais, o Sr. Stefen Gerber destacou várias aplicações dos fosfolipídios, incluindo desinfetantes para as mãos, anestésicos, drogas pulmonares, complementos nutricionais e vacinas. Especificamente neste último caso, ao comentar sobre as vacinas já colocadas no mercado para a prevenção da COVID-19, o palestrante relatou o papel dos fosfolipídios na proteção ao mRNA através da encapsulação deste ativo em nanopartículas lipídicas, mencionando o seu uso corrente nas vacinas desenvolvidas e comercializadas pelas empresas Moderna/Lonza e BioNtech/Pfizer. Ele ainda complementou, relatando que as vacinas de mRNA modernas são frequentemente formuladas com o fosfolipídio DSPC (1,2-Distearoyl-sn-glycero-3-phosphocholine) como um lipídio transportador neutro.

Fig2. Diferentes formas de uso dos fosfolipídios

Ao término da apresentação, ficou evidenciado que os fosfolipídios têm de fato uma gama extremamente ampla de aplicações em tecnologia farmacêutica, desempenhando um papel muito relevante no combate à atual pandemia de COVID-19.

A LIPID é a representante brasileira da Lipoid, fabricante número 1 de fosfolipídios para a indústria farmacêutica, veterinária, cosmética e alimentícia.

 

Sobre a Lipoid AG

Desde a sua fundação em 1977, a Lipoid construiu uma excelente reputação junto à indústria farmacêutica no desenvolvimento e na produção industrial de lecitinas de alta qualidade, de fosfolipídios e de outros produtos lipídicos, atendendo aos elevados padrões da indústria farmacêutica.

A Lipoid é a empresa líder mundial na produção e no fornecimento de uma ampla gama de fosfolipídios naturais e sintéticos em escala industrial. Nossos processos de produção foram otimizados ao longo de muitos anos para garantir um fornecimento sustentável, a partir de fontes renováveis, atendendo os mais elevados padrões ambientais.

E a LIPID traz tudo isso para o território brasileiro! Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos produtos e revolucionar suas ofertas com todo o poder da união entre tecnologia e natureza!

Entre em contato conosco!